Projeto vai permitir à faculdade produzir energia solar e partilhar o excedente com consumidores num raio de até quatro quilómetros.
A Escola Superior de Saúde Egas Moniz, com campus localizado na Caparica, em Almada, assinou um protocolo com a Greenvolt Comunidades para integrar uma Comunidade de Energia Renovável nas suas instalações. Segundo a instituição, “através deste protocolo, a Faculdade Egas Moniz integra uma Comunidade de Energia Renovável promovida pela Greenvolt, um modelo inovador de produção e partilha de energia limpa”, informou em comunicado de imprensa.
Com a instalação de uma unidade de produção de energia solar nos edifícios, a faculdade passará a gerar eletricidade verde para consumo próprio e para partilha com a comunidade envolvente num raio de até quatro quilómetros. “Ao instalar uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) nos seus edifícios, a instituição torna-se não apenas produtora de eletricidade verde para consumo próprio, mas também um motor de partilha com outras entidades e residentes da área envolvente”, destacou a Egas Moniz.
“Acreditamos que as instituições de ensino superior têm um papel fundamental na liderança por exemplo”, afirmou José João Mendes, presidente da direção da Egas Moniz, citado em comunicado. “Com esta iniciativa, não estamos apenas a reduzir a nossa pegada ecológica, estamos a estender o impacto positivo à comunidade local”.
João Manso Neto, CEO da Greenvolt, sublinhou que “as instituições de ensino reúnem excelentes condições para a implementação de comunidades de energia”.
NOVA FCT e Hovione celebram parceria para expandir campus da Caparica