Quinta-feira, Julho 18, 2024
CidadeDestaqueOutros Destaques

Emídio Navarro à frente no ranking das escolas públicas em Almada

Quatro escolas do concelho subiram no ranking face ao ano anterior, entre as quais três públicas e uma privada.

 

Em 2022, a Escola Secundária Emídio Navarro obteve a melhor colocação entre as instituições públicas de ensino em Almada. De acordo com o ranking das escolas divulgado pelo Público, realizado a partir de dados do Ministério da Educação relativos às classificações em exames nacionais do ensino secundário, a Emídio Navarro subiu 169 lugares, encontrando-se agora na 219. ª posição.

A escola, que tinha descido vários lugares em 2021, volta agora a subir, estando no top 50 a nível nacional no que se refere aos exames de Inglês e Filosofia.

Publicidade
FCT-gif-2

Ainda assim, as escolas privadas continuam a ocupar os lugares cimeiros no concelho de Almada. Uma vez mais, o Colégio Campo de Flores, na Caparica, é a escola de Almada com o melhor resultado global no ranking nacional, tendo subido da 43.ª colocação para a 31. ª, com uma média de 14,30 valores.

Já o Externato Frei Luís de Sousa, no centro de Almada, volta a descer no ranking, passando da 54.ª posição para a 61. ª, apesar da subida da média. 

Entre as escolas públicas, a segunda mais bem colocada no concelho foi a Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, que ocupa agora a 332.ª posição. Seguem-se as escolas secundárias Daniel Sampaio (na posição 394.ª) e a Cacilhas-Tejo (na posição 425.ª), ambas com fortes descidas em relação a 2021.

Para além da Emídio Navarro, registaram subidas em relação ao ano anterior a António Gedeão e a Francisco Simões (subindo 49 e 59 lugares, respetivamente); ascensão particularmente relevante no caso da última, que é considerada uma escola em contexto socioeconómico desfavorável. 

Ocupando as posições mais baixas do ranking em Almada, três escolas do concelho obtiveram média negativa nos exames: a Escola Secundária Romeu Correia, com média de 9,87 valores, a Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes, nos 9,29 valores, e a Escola Básica e Secundária de Monte da Caparica – que ficou em 564. º lugar, num total de 575 escolas classificadas, com uma média de 8,66. Esta escola apresenta ainda a taxa de retenção no 12.º ano mais elevada do concelho, com 45% de alunos retidos.

Em 2022, o Público volta a apresentar os resultados referentes aos exames de 9. º ano. Aí, destaca-se a Escola Fernão Mendes Pinto, em 206. º lugar (entre 1049 escolas classificadas), e, no que concerne ao ensino privado, o Colégio Campo de Flores, em 39. º lugar.

 

Nesta secundária de Almada, os livros juntam-se ao jornal escolar

Publicidade
we-find-2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *