Novo espaço representa a afirmação do compromisso da Egas Moniz enquanto universidade cívica, prestando um “serviço à comunidade”.
A Faculdade Egas Moniz, localizada em Almada, acaba de inaugurar uma nova clínica de fisioterapia que promete disponibilizar serviços de saúde acessíveis e de qualidade, bem como um laboratório de investigação inovador. A abertura visa promover a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade, ao mesmo tempo que oferece também ferramentas de ensino inovadoras em contexto clínico aos alunos.
Trata-se de “um espaço único em Portugal, com infraestruturas de última geração, que terá uma relação direta entre a produção de conhecimento na área da fisioterapia e o processo de ensino de futuros fisioterapeutas”, informou a instituição de ensino em comunicado.
A nova clínica de fisioterapia representa também o compromisso da Egas Moniz School of Health & Science enquanto universidade cívica. “Uma instituição que pretende reforçar o serviço à comunidade com a garantia de preços mais acessíveis à população e implementar uma cultura de investigação a nível nacional – com o objetivo de dar resposta a três eixos fundamentais: o serviço comunitário, a investigação e o ensino”, destaca o comunicado.
De acordo com João R. Vaz, diretor clínico de fisioterapia e professor na Egas Moniz School of Health & Science, “este espaço distingue-se pela forma como o seu laboratório de investigação vai servir a comunidade e, em paralelo, o ensino, permitindo levar a produção científica na área das ciências da fisioterapia mais longe”. Na nova clínica, os fisioterapeutas terão ao seu dispor instrumentos tecnológicos avançados, que vão permitir avaliar os utentes de forma minuciosa e precisa.
Com esta iniciativa, a Egas Moniz School of Health & Science pretende também adaptar-se à “transformação digital, aliando a tecnologia ao ensino em contexto clínico para contribuir para o estímulo e desenvolvimento de competências essenciais aos alunos e profissionais”. Através da inovação e criação de conhecimento, a instituição de ensino superior pretende ainda incentivar um paradigma de investigação e ensino em colaboração com outras estruturas funcionais, que efetivamente o posicionam como uma interface entre a educação académica, a sociedade, a indústria e os esforços clínicos.
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