17.4 C
Almada

Depois do Hell’s Kitchen, Hélder Guimarães escolhe Almada para lançar negócio

Ex-concorrente do Hell’s Kitchen aposta em Almada Velha para lançar um novo conceito e trazer para a Margem Sul um produto exclusivo. A inauguração decorre esta sexta-feira.

 

Em Londres trabalhou no restaurante do famoso chef Jamie Oliver e no catering de eventos como os prémios de cinema BAFTA. Mas foi em Almada –a terra onde cresceu– que Hélder Guimarães decidiu abrir o seu próprio negócio, trazendo para a Margem Sul um produto original: o cronut, que mistura donut e croissant num só doce.

Nasceu em Angola, mas aos 11 anos mudou-se para Portugal com a mãe, tendo crescido em Almada, onde completou os estudos. Aos 23 anos rumou a Inglaterra. O plano inicial passava por estudar música, mas o primeiro emprego que Hélder conseguiu em Londres mudou o rumo da sua vida. Começou como copeiro, passou a ajudante de cozinha e a partir daí ganhou o gosto pela restauração. Aprendeu inglês, ganhou experiência na cozinha e acabou a trabalhar em grandes restaurantes.

“Uma das coisas boas de se estar em Londres é que há uma diversidade cultural muito grande. Lá, a gente consegue estar em várias cozinhas e ver diferentes países sem sair do mesmo sítio”, conta o chef ao ALMADENSE.

- PUBLICIDADE -

A experiência na capital britânica acabaria por se prolongar por vários anos. Hoje, Hélder não tem dúvidas de foi um fator importante no seu desenvolvimento profissional. Mas a vida agitada e o clima cinzento da cidade não se alinhavam com seu estilo de vida. Foi aí que o jovem chef decidiu regressar a Portugal.

De volta ao país, trabalhou em alguns restaurantes em Lisboa, mas com a pandemia de covid a afetar o sector e ao ver as portas do restaurante onde trabalhava na época a fechar, Hélder inscreveu-se para participar no programa de SIC Hell´s Kitchen, sendo um dos selecionados.

Não venceu a competição, mas ganhou uma amiga, a Daniela, também participante do programa, que lhe apresentou o cronut: uma criação de um chef francês que teve a ideia de fazer um donut com uma massa semelhante à de um croissant.

“Não sou pasteleiro, mas sempre quis aprofundar esta área. Entretanto, o Hell’s Kitchen funciona como um restaurante e cada equipa trabalha em posições definidas na cozinha. Aconteceu eu ficar mais vezes na parte da pastelaria, onde comecei a ganhar o gosto”, conta.

Foi este o incentivo que Hélder Guimarães, agora com 33 anos, precisava para finalmente avançar numa ideia que sempre teve na cabeça: criar um negócio próprio.

Já em março deste ano, surgiu a Go Nutspt. Inicialmente a produção era caseira, diretamente da cozinha de sua mãe, em Almada. O negócio virtual aqueceu e a cozinha do apartamento da mãe ficou “pequena e desarrumada”, recorda o chef, que começou a procurar um espaço com uma cozinha dedicada à produção dos doces.

Escolheu a rua da Judiaria, em plena Almada Velha, para abrir o novo conceito. A inauguração do espaço, que irá funcionar como take-away, terá lugar esta sexta-feira, dia 13 de Agosto. Também é possível fazer encomendas através do Instagram, com entregas na Margem Sul e Grande Lisboa.

- PUBLICIDADE -

 

https://almadense.sapo.pt/mobilidade/tst-passa-a-carris-metropolitana-a-partir-de-julho-de-2022/

Apoie o jornalismo local independente

Caro leitor, o seu apoio é fundamental para garantir que o jornal ALMADENSE pode continuar a informar a comunidade com rigor e isenção. Contribuir financeiramente para a sustentabilidade do jornal é uma forma de assegurar que temas relevantes para o nosso concelho continuam a receber cobertura de forma honesta e imparcial, sem influências externas. Cada donativo é importante para nos ajudar a financiar este trabalho e dar voz às histórias que merecem ser contadas. Contamos consigo para continuar esta missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

Últimas

PUBLICIDADE
feira-natal-charneca

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Tertúlia de comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril traz Vasco Lourenço a Almada

Sessão vai contar com a presença de duas figuras emblemáticas da Revolução dos Cravos.   O...

Teresa Guilherme traz espetáculo “As Vaginas e Eu” a Almada

Apresentadora Teresa Guilherme sobe ao palco da Academia Almadense, com o seu novo espetáculo,...

Mercado, pista de gelo, música e circo: o Natal está a chegar a Almada

No próximo dia 6 de dezembro acendem-se as luzes, arranca o Mercado e a...

Fim de semana em Almada: mercados de Natal, comédia e cinema

Dos já tradicionais mercados de Natal a espetáculos de comédia stand-up com vista para...