CDU e PS são as formações que mais dinheiro pretendem gastar na corrida eleitoral à Câmara Municipal de Almada.
Os partidos e coligações que concorrem às eleições autárquicas em Almada prevêem gastar cerca de 330 mil euros na campanha eleitoral. De acordo com os orçamentos disponibilizados na página da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, a CDU terá a campanha mais cara, prevendo gastar 130 mil euros com a candidatura de Maria das Dores Meira.
Segue-se o Partido Socialista, que orçamentou perto de 100 mil euros na recandidatura da atual presidente da autarquia, Inês de Medeiros, às eleições que terão lugar a 26 de setembro.
Quanto à coligação Almada Democrática (que junta o PSD, CDS, Aliança, MPT e PPM), prevê gastar 56.900 euros em ações destinadas a promover a candidatura do atual vereador social-democrata, Nuno Matias, à presidência da autarquia.
Já o Bloco de Esquerda, que volta a apostar em Joana Mortágua como cabeça de lista, apresentou um orçamento de cerca de 23 mil euros.
Por sua vez, o Chega terá despesas na ordem dos 8 mil euros, enquanto que o PAN prevê gastar 5.879 euros. Finalmente, a Iniciativa Liberal, que apresenta Bruno Coimbra como candidato à autarquia, é o partido mais “poupado”, com um orçamento de 3.895 euros.
Os gastos dos partidos políticos incluem despesas com a concepção da campanha por parte de agências de comunicação, a realização de comícios e espetáculos, para além de comunicação impressa e digital, estruturas, cartazes e telas.
No conjunto do país, os partidos e coligações contam gastar cerca de 4,6 milhões de euros na campanha para as eleições autárquicas, que serão suportados praticamente na sua totalidade por subvenção estatal. Quanto aos grupos de cidadãos, têm orçamentos na ordem dos 2,6 milhões.
https://almadense.sapo.pt/cidade/autarquicas-sondagem-aponta-para-empate-tecnico-entre-ps-e-cdu-em-almada/