anuncio-farmacia-sobreda
18.6 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Almada tem 71 casos confirmados e regista primeira morte por Covid-19

Esta segunda-feira ocorreu a primeira morte por Covid-19 no concelho de Almada. No mesmo dia, registaram-se mais três casos de pessoas infetadas, elevando o total para 71. 

 

O concelho de Almada conta atualmente com 71 casos confirmados de pessoas infetadas pelo novo coronavírus (mais três do que ontem), de acordo com o relatório da situação epidemiológica em Portugal divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Almada e o Seixal -onde também se verificam 71 casos positivos- são os concelhos com mais casos no distrito de Setúbal, que contabiliza esta terça-feira um total de 282 pessoas infetadas. No total do país registam-se 7443 casos de Covid-19 confirmados e 160 mortes (mais 20 do que ontem).

 

- PUBLICIDADE -
fct-escola-verao
Almada reorganiza-se devido ao coronavírus

As medidas de contingência relacionadas com a contenção do novo coronavírus estão a ter um forte impacto no concelho de Almada, que tem vindo a reorganizar-se para responder à pandemia.

Neste sentido, desde a semana passada que a Unidade de Saúde Familiar (USF) do Pragal se dedica em exclusivo à avaliação e tratamento de doentes com Covid-19, tendo os utentes daquela unidade de cuidados de saúde primários passado a ser atendidos na USF Almada, situada na Av. Rainha D. Leonor.

Recorde-se ainda que a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, ativou na passada quinta-feira, dia 26 de Março, o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil, que integra ainda a GNR, a PSP, os corpos de Bombeiros, as Forças Armadas, a Autoridade Marítima Local, a Capitania, o INEM, os SMAS ou o Hospital Garcia de Orta, entre outras entidades.

“Os almadenses têm, na sua generalidade, cumprido as recomendações e regras definidas pelas entidades competentes. Mas temos ainda demasiados casos de não cumprimento das normas decorrentes do estado de emergência”, afirmou a autarca numa mensagem divulgada em vídeo.

Lembrando que os “números em Almada, como em todo o país, estão a aumentar”, a presidente da Câmara destacou a importância de “lutar para que não se instale a transmissão comunitária”, referindo algumas medidas tomadas a nível local com o objetivo de conter os contágios por Covid-19: a interdição do acesso ao pontão da Costa de Caparica, o reforço da fiscalização para cumprimento do isolamento ou o encerramento de parques infantis. Ainda assim, Inês de Medeiros apelou uma vez mais a todos os almadenses para “ficarem em casa” e respeitarem “as regras e recomendações” feitas pelas autoridades.

 

Linha de apoio para os grupos de risco

De forma a apoiar os mais vulneráveis a enfrentar esta crise de saúde pública, a Câmara de Almada lançou também um número de telefone gratuito destinado aos que se encontram em quarentena ou em isolamento e que não dispõem de uma rede de suporte familiar. Ao mesmo tempo, a autarquia está também a assegurar diariamente refeições para as crianças do escalão de ação social escolar, prorrogou os prazos de pagamento das rendas e taxas municipais e suspendeu os cortes de água.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Quanto às pessoas em situação de sem abrigo, contam agora com um espaço de acolhimento, instalado no pavilhão do Liberdade Futebol Clube, na Cova da Piedade. O novo espaço tem capacidade para 20 pessoas, que terão direito a dormida, alimentação, roupa e higiene.

Para obter mais informação sobre a doença provocada pelo coronavírus, consulte o site da Direção-Geral de Saúde.

 

https://www.almadense.pt/almada-transportes-publicos-alteram-horarios-devido-a-crise-do-covid-19-saiba-o-que-muda/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

2 Comentários

  1. Uma vez k ha pessoas k têm k trabalhar como os operadores de supermercados pq nao implementam a obrigatoriedade de uso de viseiras para todos. Sei que no Lidl apenas usam desinfetante. Essas pessoas estao em risco permanente.

  2. A construção Civil continua no ativo em obras sem agua e luz para manter a higiene e até à data ninguém fala da construção civil.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Câmara de Almada inaugura parque de estacionamento em Cacilhas

O equipamento tem capacidade para 110 veículos e será gerido pela WeMob.   Cacilhas vai passar...

Concurso “Sabores de Almada 2025” regressa com diversidade gastronómica a votação

Da cozinha tradicional portuguesa à cozinha de autor, passando pela gastronomia internacional e pelas...

Gregory Bernard e o sonho de devolver o icónico Transpraia à Costa da Caparica

Parado desde a pandemia, o Transpraia poderia voltar a circular já no próximo verão....

Almada assinala Jornadas Europeias de Arqueologia com programa gratuito

Data assinala-se este sábado, dia 14, com atividades gratuitas no município que visam promover...