Quinta-feira, Junho 13, 2024
CidadeDestaque

“Almada na rota do Oriente”: cinema, exposições e conferências sobre Macau

Almada vai receber um programa intercultural que engloba espetáculos, ciclo de cinema, exposições e conferências, tendo como centro a península de Macau.

 

O Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, no Pragal, recebe já a partir desta quarta-feira, dia 18 de outubro, um extenso programa intercultural, inserido no projeto “Almada na Rota do Oriente”. Organizada pela associação Almada Mundo, a iniciativa tem como mote a região de Macau e conta com uma vasta programação que inclui espetáculos, exposições, conferências, ciclo de cinema e momentos musicais, pode ler-se na página da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

O momento “Cantar Macau” acontece logo no primeiro dia, 18 de outubro, a partir das 18h. O espetáculo conta com o Duo “A Outra Banda” e Leonor Arrimar, acompanhados pela “Viagem dos Sons” de José Moças.

Publicidade
fct-cientistas

Ao longo da programação, iniciativas como o espetáculo de tributo aos poetas de Macau, a 14 de março de 2024, ou a conferência “Macau na rota de Fernão Mendes Pinto”, a 20 de fevereiro, permitem conhecer um pouco melhor a identidade macaense, aqui cruzada com a do próprio concelho de Almada.

O ciclo de cinema “Três documentários sobre Macau” acontece ainda antes, de 16 de novembro a 13 de dezembro de 2023, com curadoria de Carlos Fraga. Será acompanhado por uma exposição fotográfica sobre os contrastes macaenses, da autoria da antropóloga Marisa Gaspar.

Para fechar o evento, a 23 de maio de 2024, Mário Matos dos Santos – diretor-geral da Casa de Macau – apresenta “Projetos da identidade macaense na Diáspora”, sobre a fundação da Casa de Macau. Haverá, ainda, uma conferência sobre a identidade da antiga província ultramarina, seguida por degustação de produtos típicos.

A iniciativa “Almada na Rota do Oriente”, que decorrerá no Centro Cultural Fernão Mendes Pinto (localizado na Travessa dos Moinhos, Pragal, Almada), é organizada pela associação Almada Mundo, em parceira com o Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto. A programação completa pode ser consultada aqui.

 

Tour do Pitéu está de regresso a Almada de 21 a 29 de outubro

Publicidade
education-mrec

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *