Dez zonas do concelho vão ser limpas por voluntários no próximo dia 17 de setembro. Todos são convidados a participar no evento, que celebra o Dia Internacional da Limpeza Costeira.
“Limpar Almada” é a iniciativa da autarquia de Almada que convida os cidadãos a participar na limpeza do espaço público do concelho. As dez ações de limpeza coletiva vão desenrolar-se no dia 17 de setembro, em que se assinala o Dia Internacional da Limpeza Costeira – World Cleanup Day.
A Câmara Municipal de Almada (CMA) associou-se ao movimento cívico global que reúne 191 países e milhões de voluntários em todo o mundo na recolha de lixo. No concelho de Almada, as ações vão decorrer nas seguintes zonas: forte da Raposeira, mata nacional das Abas da Raposeira, estrada da Raposeira, Cova do Vapor (mata dos Franceses), envolvente da Praia do Norte, envolvente da Praia da Mata, miradouro dos Capuchos, estrada do Robalo/Arriba Fóssil, Moinho de Cacilhas e Praia da Mutela.
Qualquer pessoa pode inscrever-se como voluntário até ao próximo dia 10 através deste formulário. A organização aconselha os participantes a levarem roupa confortável, calçado fechado, chapéu, protetor solar e água. Os meios necessários para a recolha do lixo, como luvas e sacos são fornecidos pela organização que conta com o apoio da Amarsul, empresa responsável pelo tratamento de resíduos sólidos no distrito de Setúbal.
O Dia Internacional da Limpeza Costeira, que se tornou num evento global desde 2018, une milhões de pessoas, governos e organizações para enfrentar o problema dos resíduos sólidos e contribuir para a limpeza do planeta através da cooperação. Os voluntários desta iniciativa já recolheram 303 toneladas de lixo.
https://almadense.sapo.pt/cultura/trafaria-recebe-em-setembro-primeiro-festival-de-musica-bluegrass-realizado-em-portugal/